A Terapia Cognitivo Comportamental é uma abordagem psicoterapêutica, baseada em evidências, que trabalha com a ideia de que nossos pensamentos influenciam diretamente nossas reações emocionais e comportamentais. Durante as sessões, terapeuta e cliente trabalham juntos para identificar padrões de pensamentos negativos ou disfuncionais, modificando-os e assim promovendo alívio de sintomas e mudanças comportamentais em poucas sessões.
Existem diferentes formas de terapia cognitivo comportamental, como a Terapia Cognitiva de Beck, Terapia do Esquema, Terapia Focada nas Emoções, Terapia de Aceitação e Compromisso, Terapia Comportamental Dialética, e a Terapia Racional Emotiva Comportamental.
A Completude psicologia trabalha com a Terapia Racional Emotiva Comportamental. A TREC é uma forma de terapia cognitivo comportamental que foi desenvolvida pelo psicólogo norte americano Albert Ellis na década de 1950. O objetivo da TREC é ajudar os clientes a mudar suas Crenças exigentes e avaliações extremas sobre si mesmo, os outros e a vida, que causam sofrimento emocional e comportamentos prejudiciais.
A TREC se baseia em uma estrutura de avaliação A-B-C para identificar e conceituar os problemas psicológicos dos clientes. Neste esquema, “A” significa Adversidades (situações reais, imaginadas, memórias, interpretações, percepções e inferências), “B” representa as Crenças (Beliefs em Inglês) de uma pessoa diante dessas Adversidades, e “C” são as Consequências emocionais e comportamentais da pessoa ao manter as Crenças específicas em “B”.
Para a TREC, o sofrimento emocional e os comportamentos prejudiciais são causados por Crenças exigentes e extremas, que se mostram sem lógica, falsas, irreais e inúteis diante das Adversidades (A). Utiliza-se técnicas, como por exemplo o questionamento socrático, encadeamento de inferências, debate de crenças (B) do cliente, reestruturação cognitiva, treinamento em habilidades sociais e exposição comportamental, para modificar as Crenças dos clientes para ideias mais flexíveis, lógicas, verdadeiras, realistas e úteis, levando-os a terem uma vida mais saudável, leve e feliz.